Download (pt)

English

Comprovisador.client é a aplicação que recebe a partitura gerada algoritmicamente pelo anfitrião do sistema Comprovisador, exibindo-a de forma a poder ser tocada à primeira vista pelos músicos do ensemble, durante uma performance. Cada computador cliente pode servir simultaneamente dois músicos, dependendo dos instrumentos usados. O seu modo de treino (Practice Mode), pode ser usado para treino de leitura à primeira vista.

Instruções para download:

A aplicação Comprovisador.client corre em ambiente Max 7 e usa elementos da biblioteca Bach.

  • Se você não é um utilizador de Max 7, por favor, instale-o primeiro a partir do website da Cycling’74;
  • Depois de instalar o Max 7, corra-o uma vez e em seguida feche-o; Poderá agora verificar que, na sua pasta Documentos, tem lá uma pasta intitulada “Max 7”;
  • Para instalar a última versão da biblioteca Bach (0.8.0.1b), precisará fazer o download a partir do website do projecto: “Bleeding Edge Version”;
  • Faça “extrair todos” no ficheiro “bach_0.8.0.1.zip” que descarregou;
  • Copie a pasta “bach” para dentro da pasta “Packages” que se encontra na pasta “Max 7”; O caminho para essa pasta é: “Documentos > Max 7 > Packages” ;
  • Agora, já pode fazer download do Comprovisador.client e executá-lo. É grátis!

Para saber mais sobre o Projecto Bach, visite o website.

Nota: não é necessário comprar o Max 7 nem ativar o modo Trial para executar o Comprovisador.client. De resto, a biblioteca Bach também é grátis. Por favor, note também que a versão Bleeding Edge (0.8.0.1b) não está presentemente acessível pelo Package Manager do Max, pelo que é necessário instalar manualmente, conforme explicado acima.

Questões com software anti-vírus: Alguns anti-vírus – Avira e Avast, nomeadamente – identificam o Max 7 como contendo vírus. Trata-se de um falso positivo que está devidamente relatado. Se utilizar um destes anti-vírus, desactive-o antes de instalar ou executar o Max 7.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA USO EM PERFORMANCE:

Se apenas pretende usar a aplicação Comprovisador.client como ferramenta de treino de leitura à primeira vista (Practice Mode), não precisa continuar a ler esta secção.

Por outro lado, se planeia usar a aplicação numa performance de Comprovisação, é necessário que:

  • o seu computador tenha suporte Java; e
  • a Firewall do seu computador permita que o Max 7 comunique dados através de todos os tipos de rede.

No que diz respeito ao Java, caso o seu computador não tenha suporte, aparecerá uma mensagem de erro com um link para a página de download manual do Java. Deverá instalar a versão apropriada para o seu sistema operativo e para a sua instalação do Max 7:

  • em Windows – se instalou a versão 64 bit do Max 7, instale também a versão 64 bit (offline) do Java. Caso contrário, utilize a versão 32 bit;
  • em Mac – deverá instalar a versão 6 “Legacy” do Java.

Java-Error

Quanto à permissão de comunicação de dados, sempre que aparecer uma caixa de diálogo da Firewall, permita acesso em ambos os tipos de rede (privada e pública – clique nas duas opções).

firewall

De resto, em Windows, certos programas Anti-vírus podem estar autorizados a controlar a Firewall do seu computador, sobrepondo-se às definições do utilizador. Nesse caso, poderá ser necessário entrar nas definições do Anti-vírus e desligar temporariamente a Firewall para poder utilizar o Comprovisador.client durante uma performance.

Outras mensagens de erro: Para além da referida mensagem de erro de Java, poderá ocorrer a mensagem “Error: IP not found”. Isto, na realidade, pode ser um bom sinal, pois significa que o Java está a funcionar correctamente! Simplesmente, o endereço IP do “Comprovisador.host” (que é o servidor, em contexto de performance) não foi encontrado – o que poderá ser uma situação esperada.

IP-Error

Requisitos mínimos de sistema:  Para ser adequado ao uso em performance com o Comprovisador, o seu computador deverá ter processador de 64 bit (preferencialmente i7) e monitor de 13 polegadas (preferencialmente 15”) e deverá correr um sistema operativo Mac ou Windows actual (64 bit). De preferência, deverá ter uma placa gráfica dedicada (1GB VRAM ou melhor).

E não se esqueça de usar o Practice Mode para treinar diariamente!

Comprovisador – Acerca